Crescemos e desenvolvemo-nos no seio de uma cultura específica, caracterizada por valores próprios que influenciam todas as formas de expressão, dentro das quais se encontra também a música. Nesta medida, a tradição tem a capacidade de formar e educar o homem, transmitindo-lhe um conjunto de valores de um tempo passado. O papel do indivíduo na tradição será fazer com que esta se mantenha viva nos tempos vindouros. Isto é, depois de ter assimilado a tradição, o indivíduo deve transportá-la para o momento presente e construir o seu futuro. Foi partindo desta premissa que no dia 28 de março de 2018 decorreu o 2º Tubo de Ensaio – o workshop Percussão com tradição – destinado a todos os alunos em regime articulado (do 5º ao 7º ano de escolaridade). Este workshop foi amavelmente liderado pelos docentes Miguel Carneiro e Joana Araújo e teve como objetivos:
- Conhecer e tocar alguns instrumentos de percussão tradicionais portugueses como o bombo e a caixa de rufo;
- Proporcionar momentos de exploração e fruição musical (com enfoque no ritmo e canções tradicionais);
- Motivar para a aprendizagem recorrendo a metodologias de ensino e aprendizagem tipicamente informais e lúdicas;
- Desenvolver a coordenação motora e rítmica;
- Elevar a autoestima, desenvolver a concentração e fomentar o trabalho em equipa culminando numa breve apresentação pública;
- Colaborar no aperfeiçoamento e consolidação de conteúdos e competências programáticas.
O projeto, ao contrário da anterior edição, decorreu nas instalações do CMCG e iniciou-se com uma visita guiada ao edifício. Participaram 24 alunos. Estimulados por diferentes dinâmicas de ensino e aprendizagem os alunos mostraram bastante interesse pela atividade. Constatou-se que se revelaram mais conscientes na compreensão de algum vocabulário característico da música tradicional contribuindo-se deste modo para a valorização do património material e imaterial tradicional. Registou-se também a presença de um número significativo de Encarregados de Educação no momento da apresentação pública do trabalho realizado pelo que o balanço do projeto é muito positivo. Estão todos de parabéns!
0 comentários:
Enviar um comentário