Apresentação


Este é um blogue dedicado à dinamização do Curso Básico de Música em regime articulado e do Curso de Iniciação à Música.
Este curso é fruto dos protocolos estabelecidos entre o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga e o Agrupamento de Escolas de Maximinos, assim como entre o mesmo Conservatório e o Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado.

Neste momento existem em funcionamento as seguintes turmas:

Agrupamento de Maximinos:

Do 1º ao 9º ano de escolaridade: 1 turma por ano

Agrupamento Mosteiro e Cávado:

Do 1º ao 8º ano: 1 turma por ano
 
O que é o Curso Básico de Música em regime articulado?

O Curso Básico de Música em regime articulado tem início no 5º ano de escolaridade do 2º ciclo do ensino e é composto por cinco anos (do 5º ao 9º ano de escolaridade), conferindo diploma.
O ensino articulado é uma forma de frequentar o ensino da Música, em que o Conservatório e a escola regular se articulam entre si, de forma a aliviar a carga horária do aluno e não duplicar disciplinas. Nesta modalidade, o aluno frequenta um plano de estudos especificamente adaptado, em que as disciplinas do Conservatório são integradas na matriz curricular da escola regular.
É um regime de ensino gratuito.
Após conclusão do 9º ano de escolaridade, com aprovação nas disciplinas da área da música, os alunos que pretendam ingressar no curso secundário de música podem prosseguir os seus estudos no Conservatório.


Qual o plano de estudos?
Os alunos que frequentam o ensino articulado da música têm as seguintes disciplinas, para além das que fazem parte do currículo geral:

tempos letivos por semana



Instrumento (aula individual de um dos instrumentos oferecidos)

Classes de Conjunto (aula em grupo)
Formação Musical (aula em grupo)
Introdução às Técnicas de Composição (aula em grupo)
2º ciclo
2 tempos letivos
2 tempos letivos
3 tempos letivos
XXXXX
3º ciclo
2 tempos letivos
3 tempos letivos
3 tempos letivos
1 tempo letivo


O que é o Curso de Iniciação à Música?

O curso de iniciação à música é um curso de iniciação musical, destinado aos alunos do 1º ao 4º ano, que lhes proporciona uma formação inicial abrangente, ao frequentarem, para além do currículo normal, as disciplinas de instrumento, formação musical e classes de conjunto.
A frequência é gratuita.
Está disponível no Agrupamento de Escolas de Mosteiro e Cávado e no Agrupamento de Escolas de Maximinos desde 2019/2020.

Qual o plano de estudos?*
                
* Carga horária e distribuição semanal sujeitas a alteração



Instrumento (aula individual de um dos instrumentos oferecidos)

Classes de Conjunto (aula em grupo)
Formação Musical (aula em grupo)
1º ciclo
1 tempo letivo
2 tempos letivos
3 tempos letivos

Onde são ministradas estas disciplinas?

Neste momento, as aulas das disciplinas de música decorrem nas instalações da Escola Secundária de Maximinos (Agrupamento de Maximinos).
No Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado funcionam na Escola EB de Panóias (1º ciclo) e Escola Básica Mosteiro e Cávado (2º ciclo).

Para frequentar este ensino, é obrigatório adquirir o instrumento que o aluno tocar?

Idealmente cada aluno deverá ter o seu próprio instrumento, mas existe a possibilidade de alugar instrumentos ao Conservatório de Música Calouste Gulbenkian ou ao Agrupamento de Escolas de Maximinos por um valor simbólico, desde que estejam disponíveis.
No setor privado existem diversificados tipos de oferta, sobre as quais os alunos do Curso Básico de Música poderão pedir conselhos aos respetivos professores de instrumento.

CONDIÇÕES DE ACESSO
- No Agrupamento de Escolas de Maximinos e no Agrupamento de Escolas de Mosteiro e Cávado podem ser candidatos os alunos que ingressam no 1º ao  9º ano de escolaridade.
- Para admissão são realizados testes de ingresso aplicados pelo Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, responsável pela componente de formação vocacional;
- O resultado obtido nas provas ordena os candidatos para a constituição de uma turma e define a prioridade na escolha do instrumento;
- O instrumento é escolhido perante as vagas disponibilizadas.
As provas de ingresso serão devidamente publicitadas na página electrónica do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga (http://www.conservatoriodebraga.pt), Agrupamento de Escolas de Maximinos (https://www.aemaximinos.edu.pt) e Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado (http://mosteiroecavado.net)

Quem contactar para esclarecer dúvidas?

CONTACTOS
Conservatório de Música Calouste Gulbenkian
Rua Fundação Gulbenkian, s/n 4710-394 Braga
Tel: 253 600 540

Agrupamento de Escolas de Maximinos
Escola Secundária de Maximinos (Sede)
Avenida Colégio Órfãos S. Caetano, Maximinos. 4700-235 Braga
Tel: 253 606 540/5    Tlm: 962185998 

Escola Básica Mosteiro e Cávado
Rua da Veiguinha – 4700 -760 PANÓIAS
Tel.: 253 300 620

Observações

Este blogue destina-se apenas à dinamização do Curso Básico de Música em regime articulado e do Curso de Iniciação à Música.

As informações aqui contidas poderão sofrer alterações e não dispensam a consulta das instituições responsáveis – Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, Agrupamento de Escolas de Maximinos e Agrupamento de Escolas de Mosteiro e Cávado – bem como da legislação em vigor (Portaria nº 223-A / 2018).

0 comentários:

Pesquisar neste blogue

Com tecnologia do Blogger.

Publicações Recentes

5 Minutos de Música - Escola Secundária de Maximinos

 Convida-se a comunidade educativa a assistir a curtas apresentações dos alunos do ensino articulado da música, debaixo da cobertura entre o...

Separadores