Apresentação


Este é um blogue dedicado à dinamização do Curso Básico de Música em regime articulado.
Este curso é fruto do protocolo estabelecido entre o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga e o Agrupamento de Escolas de Maximinos.

O que é o Ensino Articulado?

O Curso Básico de Música em regime articulado tem início no 5º ano de escolaridade do 2º ciclo do ensino e é composto por cinco anos (do 5º ao 9º ano de escolaridade), conferindo diploma.
O ensino articulado é uma forma de frequentar o ensino da Música, em que o Conservatório e a escola regular se articulam entre si, de forma a aliviar a carga horária do aluno e não duplicar disciplinas. Nesta modalidade, o aluno frequenta um plano de estudos especificamente adaptado, em que as disciplinas do Conservatório são integradas na matriz curricular da escola regular.
É um regime de ensino gratuito.
Após conclusão do 9º ano de escolaridade, com aprovação nas disciplinas da área da música, os alunos que pretendam ingressar no curso secundário de música podem prosseguir os seus estudos no Conservatório.
Qual o plano de estudos?

Os alunos que frequentam o ensino articulado da música têm as seguintes disciplinas, para além das que fazem parte do currículo geral:



Instrumento (aula individual de um dos instrumentos oferecidos)
Classes de Conjunto (aula em grupo)
Formação Musical (aula em grupo)
Introdução às Técnicas de Composição (aula em grupo)
2º ciclo
45’+45’
90’
90’+45’
XXXXX
3º ciclo
45’+45’
90’+45’
90’+45’
45’
Onde são ministradas essas disciplinas?

Neste momento, as aulas das disciplinas de música decorrem nas instalações da Escola Secundária de Maximinos.


Para frequentar este ensino, é obrigatório adquirir o instrumento que o aluno tocar?

Idealmente cada aluno deverá ter o seu próprio instrumento, mas existe a possibilidade de alugar instrumentos ao Conservatório de Música Calouste Gulbenkian ou ao Agrupamento de Escolas de Maximinos por um valor simbólico, desde que estejam disponíveis.
No setor privado existem diversificados tipos de oferta, sobre as quais os alunos do Curso Básico de Música poderão pedir conselhos aos respetivos professores de instrumento.

CONDIÇÕES DE ACESSO
- Podem ser candidatos os alunos que ingressam no 5º, 6º, 7º ou 8º ano de escolaridade;
- Para admissão são realizados testes de ingresso aplicados pelo Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, responsável pela componente de formação vocacional;
- O resultado obtido nas provas ordena os candidatos para a constituição de uma turma e define a prioridade na escolha do instrumento;
- O instrumento é escolhido perante as vagas disponibilizadas.
As provas de ingresso serão devidamente publicitadas na página electrónica do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga (http://www.conservatoriodebraga.pt) e Agrupamento de Escolas de Maximinos. (http://www.aemaximinos.net/web/index.php).

Mais informações sobre as provas de acesso: clicar aqui

Quem contactar para esclarecer dúvidas?
Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga
Agrupamento de Escolas de Maximinos

Observações

Este blogue destina-se apenas à dinamização do Curso Básico de Música em regime articulado.

As informações aqui contidas poderão sofrer alterações e não dispensam a consulta das instituições responsáveis – Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga e Agrupamento de Escolas de Maximinos – bem como da legislação em vigor (Portaria nº 225 / 2012).

0 comentários:

Pesquisar neste blogue

Com tecnologia do Blogger.

Arquivo do blogue

Publicações Recentes

Entrega dos prémios do Concurso Interno de Instrumento do Curso Básico de Música em Regime Articulado e Desafio Semanal

Informa-se que devido à greve às avaliações, a "Cerimónia do Prémio", prevista para 13 de julho, foi cancelada. Assim, os referido...