segunda-feira, 4 de novembro de 2019

150 º Aniversário do Nascimento de Calouste Gulbenkian



150º Aniversário do Nascimento de Calouste Gulbenkian






 - Pela Prof.ª Sónia Rio - 

2019 é o ano da comemoração do 150º aniversário do nascimento de Calouste Gulbenkian. Que alegria festejar em Braga este acontecimento com a abertura de um novo protocolo entre o Conservatório de Música de Calouste Gulbenkian e o agrupamento de escolas Mosteiro e Cávado. Há 58 anos atrás, o Conservatório de Braga começou a beneficiar de um extraordinário apoio da Fundação Calouste Gulbenkian que culminou com a inauguração do atual edifício a 31 de março de 1971 – marco de descentralização da cultura musical.

A escola do Conservatório de Música de Braga deu um passo gigantesco na expansão do seu trabalho historicamente reconhecido – com a promoção da frequência do regime de ensino integrado da música –  ao estabelecer o seu primeiro protocolo com o agrupamento de Escolas de Maximinos em 2015 e no presente ano com o agrupamento de escolas Mosteiro e Cávado alargando a sua oferta formativa dos cursos de Iniciação e Básico de Música em regime de frequência articulado a mais alunos do concelho de Braga.

Acredita-se na importância da educação artística – em particular da formação musical –  no desenvolvimento integral dos alunos e na necessidade de investir na rede pública do Ensino Artístico Especializado de Música (EAE), fomentando maior igualdade de oportunidades a mais crianças e jovens, com elevada exigência e qualidade, indo de encontro aos desejos pessoais e profissionais do próprio Sr. Gulbenkian.
Agradece-se a este grande visionário que um dia decidiu fixar residência em Portugal e tornar-se num dos maiores responsáveis pelo desenvolvimento cultural do país. Recomenda-se a toda a comunidade educativa a leitura da belíssima publicação “A Educação do Delfim” organizada pelo seu próprio bisneto, Martin Essayan. 65 cartas escritas entre 1941 e 1945, entre Calouste e o seu único neto herdeiro Mikael (pai de Martin), revelam a grandeza moral deste homem enquanto educador. Quanta sensibilidade, quanta inspiração. O seu legado é imenso. Sejamos capazes de o preservar um pouco todos os dias.  Bom ano escolar para todos!
Always do your very best – lema de Calouste Gulbenkian

“A sua inteligência, a sua cultura, por um lado, e, por outro lado, o sentimento do dever, do belo, da dignidade, da probidade, do respeito por si mesmo e pelo outro, devem compor um todo harmonioso, fazendo de si um ‘ser humano de elite’” (Calouste Gulbenkian a dirigir-se ao seu neto, p. 193).

Fundação Calouste Gulbenkian (2019), A Educação do Delfim. Tinta da China. 


Share:

0 comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue

Com tecnologia do Blogger.

Publicações Recentes

5 Minutos de Música - Escola Secundária de Maximinos

 Convida-se a comunidade educativa a assistir a curtas apresentações dos alunos do ensino articulado da música, debaixo da cobertura entre o...

Separadores