terça-feira, 12 de junho de 2018

Realizada Visita de Estudo à Casa da Música e ao Museu de Serralves

Visita de estudo à Casa da Música e ao Museu Serralves no Porto

(fotografia: workshop na Casa da Música, no Porto)

O Grupo de Formação Musical do regime articulado de música do Agrupamento de Escolas de Maximinos e a equipa do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE) do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga considera que o sucesso escolar dos alunos exige uma complementaridade de aprendizagens que se adquirem dentro e fora do espaço da escola. No âmbito do ensino artístico torna-se fundamental potenciar o contacto dos alunos de música em regime articulado com outros contextos artísticos e formativos. Nesse sentido as turmas em regime articulado de música (5º1, 6º1 e 7º4) participaram numa visita de estudo à Casa da Música e ao Museu Serralves no dia 11 de maio de 2018. Do universo de 49 alunos inscritos em regime articulado de música contabilizaram-se 48 participantes, mais 7 alunos do regime normal.
Nesta visita à Casa da Música os alunos tiveram a oportunidade de frequentar um workshop intitulado “A Escola que Canta” organizado pelo serviço educativo. Este workshop permitiu consolidar aprendizagens já adquiridas e desenvolver outras de um modo informal e lúdico. Este workshop teve a particularidade de culminar com uma apresentação pública do trabalho realizado o que constitui uma mais valia para os nossos alunos do Curso Básico de Música em regime articulado. Os formadores deste workshop foram: António Miguel Teixeira, Joana Araújo, Paulo Neto e Tiago Oliveira.
À tarde (após um almoço piquenique nos jardins) os alunos participaram numa visita-oficina em torno da exposição “Álvaro Lapa” no Museu Serralves. Nesta oficina associou-se o diálogo temático e especulativo a momentos de experimentação prática e dinâmica nos espaços da exposição, trabalho esse que resultou na elaboração de autorretratos individuais dos alunos (feitos pelos próprios) a partir de diferentes materiais de desenho. Com esta atividade reforçou-se a vivência de conceitos relacionados com as exposições, a arquitetura ou o ambiente, por intermédio da mediação e da ação orientada pelo processo. Os alunos consolidaram igualmente a sua formação académica e a sua cultura geral no contacto direto que estabeleceram com obras de arte que constituem referências incontornáveis da história de Portugal, valorizando-se assim o património material e imaterial. Ao longo de toda a visita (quer na Casa da Música, quer em Serralves) os alunos mostraram-se bastante motivados e participativos pelo que o balanço deste projeto é muito positivo traduzindo-se num enriquecimento visível ao nível das competências emocionais e cognitivas dos alunos.

Objetivos:

- Proporcionar momentos de exploração, criação e fruição musical fora da sala de aula de Formação Musical de forma a reforçar o seu sentido / a sua componente artística e motivar para a aprendizagem.

- Dar a conhecer a Casa da Música e o Museu de Serralves na cidade do Porto e assim possibilitar aos alunos o contacto com espaços culturais diferentes, ambientes de aprendizagem alternativos à escola.

- Estimular a prática vocal / coral dos alunos sensibilizando-os para a importância deste instrumento primário no processo de ensino / aprendizagem de competências e conteúdos musicais.

 - Fomentar a experiência de uma residência artística de curta duração procurando desenvolver competências a diferentes níveis – organizacionais; sócio-emocionais (gestão da ansiedade em palco e do nervosismo perante a exposição pública; autoconfiança; responsabilidade coletiva; sentimento de pertença); concentração; memorização;  autoavaliação; autorregulação;  exigência estética.
- Fomentar uma cultura de partilha musical atenta, relaxada, aprazível e partilhada / colaborativa.

- Conhecer alguma da obra mais relevante do pintor / escritor português Álvaro Lapa.

- Valorizar o património material e imaterial da história de Portugal.

- Fortalecer a relação professor /aluno em contexto de aprendizagens diversificados de pendor lúdico-artístico.


Fotografia: visita guiada ao Museu de Serralves
Share:

0 comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue

Com tecnologia do Blogger.

Publicações Recentes

5 Minutos de Música - Escola Secundária de Maximinos

 Convida-se a comunidade educativa a assistir a curtas apresentações dos alunos do ensino articulado da música, debaixo da cobertura entre o...

Separadores