domingo, 15 de abril de 2018

Realizado "Dia do Articulado"

No dia 20 de março celebrou-se o Dia do Articulado nas instalações da escola secundária de Maximinos. Pretendeu-se implementar a comemoração do “Dia do articulado” com o objetivo de, anualmente, se convidarem os alunos do 4º ano a visitarem as instalações onde decorrem as aulas do Curso Básico de Música em regime articulado, participando no Workshop “Gulbenkiam em MiM” e assistindo a “Demonstrações de instrumento”, cumprindo-se desta forma mais um meio de divulgação do trabalho realizado pelos nossos alunos do 5º1, 6º1 e 7º4. Este dia comemorativo culminou com um concerto realizado pelas Classes de Conjunto de sopros (liderado pelos docentes Hugo Ribeiro e Vítor Vieira) e cordas (liderado pelo docente Jorge Ribeiro – coordenador do Curso Básico em Música do regime articulado) às 17h30 aberto a toda a Comunidade Educativa e Encarregados de Educação dos alunos do 4º ano. Para a atividade “Demonstração de instrumentos” os alunos foram divididos em grupos de 10 e assistiram a cerca de 15m de cada apresentação, com o seguinte alinhamento:

Quinteto de sopro – docente Hugo Ribeiro (sala 1)
Sexteto de metais – docente Rui Martins (sala 2)
Violino – docente Oksana Kurtash (sala 3)
Clarinete – um docente Alcina Azevedo (sala 4)
Fagote – docente Anabela Ferreira (sala 5)

A aculturação musical das crianças é fundamental no desenvolvimento da sua audiação musical. Tendo em conta que «As crianças pequenas aculturam-se à música de um modo muito semelhante ao da sua aculturação à linguagem, escutando sons (…). Quanto mais variada for a linguagem que as crianças ouvem, melhores capacidades de comunicação elas terão quando forem mais velhas» (Gordon: 2005, 43). 
O balanço do Dia do Articulado foi muito positivo. A adesão foi plena e os alunos mostraram-se muito interessados e musicalmente envolvidos o que nos enche de orgulho. 

Bibliografia
Gordon (2005), Teoria de aprendizagem musical: competências, conteúdos e padrões. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Share:

0 comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue

Com tecnologia do Blogger.

Publicações Recentes

5 Minutos de Música - Escola Secundária de Maximinos

 Convida-se a comunidade educativa a assistir a curtas apresentações dos alunos do ensino articulado da música, debaixo da cobertura entre o...

Separadores